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Liderança

Publicado em: 12-07-2011 | Por: Carlos Eduardo Carvalho da Costa | Em: Atualidades, Liderança

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Para ser um lider é necessário passar por algumas etapas na vida tanto profissional como social, para que se adquira experiência e assim ter um know how e um conhecimento de mundo para que assim ele posso conduzir sua equipe preparado para transmitir esse conhecimento com sucesso para os membros.

Existem 6 tipos de lideres que se encontra assumindo uma equipe. São eles: o lider autoritário, o indeciso, o democrático, o liberal, o situcional e o emergente. Cada um desses lideres provoca um impacto diferente no grupo e é o que garantirá o sucesso e/ou fracasso da mesma, porque a equipe é o reflexo de seu lider e de suas atitudes. Então conheceremos um pouco desses tipos de liderança.

O lider autoritário é aquele manda e desmanda quando ele bem entender, ele não permite a participação das pessoas em decisões a ser tomadas, e isso faz com que o grupo fique mais distante de seu lider por teme – lo e causa, até mesmo, desmotivação e baixa produtividade nos membros.

O lider indeciso é aquele que não toma decisões firmes e convictas ele deixa toda a situação acontecer e espera pra ver qual vai ser o resultado, o que gera uma desorganização e descordâncias na equipe.

O lider democrático é aquele que deixa com que os membros da equipe participem das decisões a serem tomadas, ou seja, todos tem o direito de opinar, e com essa participação mais efetiva das pessoas elas se sentem mais motivadas e entusiasmadas para realizar suas tarefas.

O lider liberal é aquele que deixa sua equipe à vontade para tomar decisões e diretrizes, ele apenas dá alternativas para o grupo de como eles podem fazer mas não se envolve muito, o que pode gerar uma falta de coesão na equipe e eles podem ficar perdidos em suas atividades.

O lider situcional é aquele que mostra seu estilo de liderança dependendo da situação que está acontecendo na sua equipe no dia-a-dia, ou seja, se ele precisar ser um pouco mais linha dura ele será, mas se precisar ser democratico ele também será, esse tipo de atirude passa segurança ao grupo e os deixa mais motivados por certo periodo.

E o lider emergente é aquele que surge para resolver uma situação de emergencia na qual ele tem know how suficiente para orientar o grupo de como agir solucionar o problema, e isso gera mais participação e colaboração do grupo pois sabem que tem um lider que vai conseguir solucionar aquela situação.

Por fim, podemos concluir que, existem lideres e chefes e é importante saber qual a diferença entre eles o lider é aquele que acha oportunidades em meio a crises, tem competência, atitude e visão ampla, enquanto o chefe se sente ameçado nas crises, acha que pode mais que todos e não tem uma visão aguçada, por isso é importante conhecer os tipos de liderança e escolher aquela em que o lider e a equipe saiam ganhando, não só na questão financeira, mas também no reconhecimento de seus esforços e serviço, então segue algumas requisitos de como ter uma liderança de sucesso.

• Não demonstre que sabe mais que os outros
• Não tenha mania de ser maior que os outros
• Não fale exageradamente para não parecer mentira
• Não viva reclamando de tudo e de todos
• Não fique mudando suas atitudes toda hora
• Não pense só em você
• Não seje leviano em suas atitudes
• Não tenha antipatia com as pessoas

E lembre – se que não existe um bom lider sem uma boa equipe, então seje o melhor que você puder e assim terá um grupo que responderá a altura.

Por Carlos Eduardo Carvalho da Costa

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Comentários (2)

Oii Carlos

Muito legal seu texto, ja tinha postado um texto no meu blog sobre as diferenças de chefe e líder. Para mim um bom lider tem que ter intuição e ter uma visão além, e principalmente aquele que consegue tirar o melhor de cada um da sua equipe, é muito facil ter sucesso numa equipe de gênios, agora um líder de verdade é aquele que transforma pessoas desacreditadas e sem talento algum, em um uma pessoa de sucesso.
Bjs
Maria

Gostei muito também do texto apesar de discordar de alguns pontos. Mas no geral enfoca tudo o que precisamos para sermos bons líderes. Todos os 6 tipos têm qualidades necessarias por isso acho que ao inves de 6 deveriam ser 7. O sétimo seria aquele que tem as melhores qualidades de cada um e equilibra todas a ponto de garantir segurrança no que diz.

abraço.

Ricardo

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